Roteiro apresenta crescimento em média do IDEB

Uma ótima notícia para nossa cidade! O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quinta-feira (08/09) o resultado do IDEB 2015 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e Roteiro vem mostrando uma grande evolução na sua média de desempenho nos últimos anos.

Em 2011, Roteiro apresentou média de 3.2; em 2013 a média subiu um pouco para 3.3; já em 2015, nosso município pontuou 4.1, um expressivo crescimento, fruto dos esforços de professores, coordenadores, diretores e de toda equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e das escolas municipais.

E o destaque vai para a escola Dr. Pedro Duarte, que tinha média projetada para 3.5, mas que conseguiu atingir 4.8 e para escola Carmelinda de Miranda, cuja média projetada era de 4.2, mas que conseguiu 4.6. A escola Maria Elizângela, que não tinha meta projetada por participar pela primeira vez do IDEB, apresentou nota 4.1.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

Fonte: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/