Roteiro ganha ouro em campeonato brasileiro de karatê

A equipe de karatê de Roteiro fez bonito e representou nosso estado da melhor maneira no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, realizado entre os dias 13 e 15 de novembro, na cidade de Indaiatuba, em São Paulo.

O atleta Carlos Daniel, de apenas 14 anos, foi medalha de ouro nas modalidades kata (luta imaginária) e kumitê (luta entre dois oponentes) revezamento absoluto e bronze na modalidade kumitê (luta entre dois oponentes), todas na categoria infanto-juvenil (13/14 anos, faixa branca e amarela). Já Cristiano dos Santos conquistou medalha de bronze em Kumitê, na categoria adulto, faixa branca e amarela até 70kg.

Ambos os atletas fazem parte do projeto “karatê Roteiro”, desenvolvido pela prefeitura de Roteiro desde maio de 2014 com o objetivo de introduzir a prática da arte marcial entre crianças, jovens e adultos que estejam matriculados na rede pública de ensino da cidade.

Nos primeiros meses de funcionamento, a média de alunos participantes era de 6. Hoje, são mais de 100, e com possibilidade de mais adeptos à prática do Karatê.

Os materiais para o treinamento, como tatame, protetores de tórax, capacetes, luvas, aparador de chute, manopla de foco, raquete de treino, bola de pilates, halteres, sacos de pancada e kimonos, são fornecidos pela prefeitura, assim como o apoio para a participação em eventos como o que aconteceu agora em São Paulo e em Feira de Santana-BA, em maio deste ano.

A equipe é comandada pelo Sensei (professor) Leandro Freitas, diretor de arbitragem da FEAKI (Federação Alagoana de Karatê Interestilos) e árbitro nacional pela CBKI (Confederação Brasileira de Karatê Interestilos) . Além dos dois atletas vencedores, participaram do eventos os alunos: José Aldair - 19 anos - vice-campeão do Norte/Nordeste, Benedito dos Santos - 19 anos - vice-campeão alagoano e José Anderson - 16 anos - 3º lugar no campeonato alagoano categoria infantil-juvenil.

“É muito gratificante acompanhar a evolução destes atletas, principalmente a forma como eles se dedicam ao esporte. Esses resultados são conseqüência de um trabalho sério e agora estamos colhendo os frutos. O mais importante, porém, é a evolução deles como seres humanos, cidadãos honestos, críticos e com capacidade de desenvolver dignamente seu papel perante a sociedade.”, disse, emocionado, Leandro.

A chegada dos cinco atletas que participaram do campeonato em Indaiatuba aconteceu na noite dessa segunda-feira, no aeroporto internacional Zumbi dos Palmares. Amigos e familiares estiveram presentes com faixas homenageando a equipe, que já se prepara para o próximo evento que será o Zonal Norte Nordeste em maio de 2016, preparatório para o Mundial na Irlanda em Junho do mesmo ano.